Naturatins tenta capturar arara que vive no Jalapão e interage com turistas mas é impedida por moradores

Segundo moradores, a ave não é alimentada e vai para onde quer. Já o instituto argumenta que animal está domesticado e precisa ser levado para centro de reabilitação.

Compartilhe:

Uma Arara-Canindé que vive no Jalapão tem se tornado o centro de uma polêmica envolvendo restaurantes, turistas e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Chamada de Nina, a ave vive livre, mas parece acostumada com os humanos e gosta de interagir. Na última semana passada fiscais do instituto tentaram capturá-la, pela segunda vez, mas foram impedidos por moradores.

O local onde a arara vive fica no no quilombo Carrapato, na zona rural de Mateiros, Dona de um restaurante na comunidade, Ana Cássia Marques conta que recebe diariamente cerca de 60 turistas e a ave aparece quase todos os dias no local, mas garante que a ave não é alimentada e também não tem a liberdade restringida.

“Tem uma casa que ela tem como referência, mas não é morada dela. Ela não dorme lá, dorme é nas árvores, em pés de coco. Ela aparece quase todos os dias, mas tem vezes que vai para outros locais”, disse.

Vídeos feitos na comunidade mostram que a ave gosta de ficar perto das pessoas. Ela sobe nos telhados, pega carona nos carros, faz pose para as fotos e até brinca com outros animais.

Ainda segundo a comerciante, os turistas tinham a prática de tirar fotos com a ave, mas ocorreram denúncias e os fiscais tentaram capturá-la pela primeira vez. Depois disso, ela diz que tem trabalhado a conscientização para que as pessoas evitem contato.

*Com informações do G1