Naturatins promove curso de Manejo Integrado do Fogo

Com o objetivo de prevenir e reduzir a propagação dos focos de calor no Tocantins, além de melhorar a posição do estado no ranking de queimadas, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está promovendo, entre os dias 3 e 7, o curso multiplicador de Manejo Integrado do Fogo (MIF) no Parque Estadual do Cantão, localizado no município de Caseara.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O treinamento faz parte do Projeto Cerrado-Jalapão, que visa o desenvolvimento de atividades voltadas ao Manejo Integrado do Fogo, com o objetivo de aprimorar estratégias para a prevenção, controle e monitoramento de incêndios florestais e queimadas irregulares na região. As aulas serão realizadas em campo, no Parque Estadual do Cantão, em assentamentos rurais da Área de Proteção Ambiental (APA) e na Ilha do Bananal/Cantão.

A capacitação contará com a participação de servidores do Naturatins, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Universidade Federal do Tocantins, por meio do Centro de Monitoramento Ambiental de Manejo do Fogo (Cemaf), entre outros.

A programação do curso inclui palestras sobre a prevenção de incêndios através do manejo do fogo com base comunitária, técnicas de preparação e supressão, uso de dados de satélites para obtenção de informações, além de pesquisas sobre a ecologia do fogo. A capacitação também tem como objetivo desenvolver e aplicar técnicas de queima prescrita e metodologias participativas para a gestão integrada do fogo.

Projeto Cerrado-Jalapão

O Projeto Cerrado-Jalapão, que tem como foco a prevenção, controle e monitoramento de queimadas irregulares e incêndios florestais no Cerrado, é uma iniciativa de cooperação entre o Brasil e a Alemanha. Seu objetivo é aprimorar o Manejo Integrado do Fogo (MIF) no Cerrado, contribuindo para a conservação da biodiversidade, a manutenção do bioma como um sumidouro de carbono de importância global e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *