>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O portuense Ítalo Gomes Pereira Lima foi convocado nesta quinta-feira (10) para representar o Brasil no Mundial de Natação, no México. A competição acontecerá entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro. O anuncio com os 18 nomes que representaram o país foi feito pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
No ano passado, Ítalo Pereira foi medalha de bronze durante a disputa dos 100 metros costas, na Classe: S7, na Paralimpíada do Rio-2016. Esta é a terceira vez que o portuense representará o Brasil em um Mundial. Em 2013, chegou a disputar a final no Canadá, mas não conquistou medalha. Já em 2015, em Glasgow, na Escócia foi bronze. O atleta paralímpico disse está feliz pela convocação, que já era esperada devido ter conquistado o índice que o assegurava na competição. “Agora é treinar forte e tentar buscar novamente alguma medalha para o Brasil”, comentou.
Dos 18 atletas chamados para participar do Mundial, dez foram medalhistas no Rio 2016. Além disso, foram utilizados os critérios de índices definidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para se convocar os atletas.
Equipe
Ítalo Pereira faz parte da equipe da Associação Paraolímpica de Campinas (APC), que busca através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social. Hoje ele mora em São Paulo, onde treina no Centro de Referência do Comitê Brasileiro Paralímpico.
Ítalo nasceu com uma deficiência congênita, que é ausência de movimentos nas pernas. Ele conta que nasceu em Porto Nacional e que permaneceu apenas cerca de seis meses, pois a cidade não tinha infraestrutura, foi daí que sua mãe o levou a morar em Goiânia, pois lá tinha mais condições de realizar o tratamento e cirurgias. E com 11 a 12 anos iniciou a carreira.
Foto: Arquivo Pessoal