Morre o bispo emérito de Cristalândia D. Heriberto Hermes, Centro de Direitos Humanos de Palmas lamenta

Compartilhe:

Aos 84 anos, o bispo católico Dom Heriberto Hermes, emérito da prelazia de Cristalândia, faleceu na manhã desta quarta-feira (3), em Palmas. Por meio de nota, o Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP), manifestou seu pesar e se solidarizou com familiares, amigos e comunidade católica.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo o CDHP, o bispo nascido em Shalow Walter  (Kansas, EUA),  “era envolvido em trabalhos pastorais com destaque para as pastorais de Liturgia, da Juventude e Familiar, dedicando rotineiramente à formação de leigos” D. Heriberto abraçou as Pastorais sociais e a defesa dos Direitos Humanos. Ele também foi um grande defensor das causas indígenas.

Em comunicado a Prelazia de Cristalândia disse que “perde um de seus membros mais amado.”

Assinado pelo Bispo Dom Queiras, o comunicado informou que Dom Heriberto doou sua vida com simplicidade,  gratuidade dedicação aos mais pobres.

O sepultamento ocorrerá nesta quinta-feira (4), às 17h, na Catedral de Cristalândia.

Veja a nota do CDHP na íntegra.

O Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP) lamenta  o falecimento de Dom Heriberto John Hermes, ocorrido nesta quarta-feira, 3 de janeiro, em Palmas. Dom Heriberto Hermes era um bispo católico prelado emérito da Prelazia de Cristalândia. O bispo nascido em Shallow Water (Kansas, EUA) em maio de 1933. No ano de 1954 fez a Profissão de Fé entrando na Ordem dos Beneditinos, sendo ordenado padre em 26 de maio de 1960. Foi consagrado bispo prelado de Cristalândia em 12 de setembro de 1990, e aposentou-se em 25 de fevereiro de 2009.

Dom Heiberto era envolvido em trabalhos pastorais com destaque para as pastorais de Liturgia, da Juventude e Familiar, dedicando rotineiramente à formação de leigos. Ele abraçou também as Pastorais Sociais, com dedicação no desenvolvimento de projetos concretos de promoção humana e defesa dos Direitos Humanos. Também foi um grande defensor das causas indígenas.

Integrado no Movimento Nacional dos Direitos Humanos, o bispo ajudou a implantar vários Centros de Direitos Humanos. Em 2002 recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos. A postura profética de Dom Heriberto se manifestava de modo acentuado no combate à corrupção e exclusão social.

Neste momento de dor, o CDHP se solidariza com os familiares, amigos, comunidade católica e com todos aqueles que buscam a efetivação da justiça, bem como com aqueles que conviveram com Dom Heriberto Hermes. O CDHP rende homenagem ao legado de Direitos Humanos deixado por Dom Heriberto ao Brasil e ao Tocantins.

Romeu Aloísio Feix
Coordenador do Centro de Direitos Humanos de Palmas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *