>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Edvaldo Rodrigues, criador de conteúdo e trabalhador rural, testemunhou uma cena incomum em uma casa na propriedade onde trabalha, uma fazenda situada a cerca de 20 km de Pindorama do Tocantins, na região central do estado: uma cobra estava no telhado de um dos quartos.
Edvaldo identificou a cobra como pertencente à espécie caninana e, embora chamativa, esclareceu que não representava perigo.
Assista o vídeo:
O trabalhador explicou que ele e alguns parentes estavam lidando com o gado no dia em que avistaram a cobra. “Esta é uma casinha onde guardamos materiais e ferramentas para o gado. Nesse dia, dois primos meus de Minas Gerais vieram nos visitar e os convidei para ir até lá. Quando eu estava mostrando a casinha para eles, avistei a caninana”, relatou Edvaldo.
- Detran notifica donos de mais de mil veículos apreendidos em Araguaína que podem ir a leilão
- Vítimas que morreram após batida entre duas carretas na BR-226 são identificadas
Com sua experiência na roça, Edvaldo reconheceu a espécie da cobra. “Como sei que ela é inofensiva e até se alimenta de outras cobras, tive a ideia de filmar para o Instagram.”
Além de mencionar que a cobra se alimenta de outras cobras, o lavrador também comenta no vídeo que ela ajudará a eliminar os morcegos presentes no telhado.
No entanto, não é possível afirmar que a cobra devore morcegos. A caninana realmente se alimenta de outras cobras, aves e pequenos mamíferos. Eventualmente, ela pode predar répteis e anfíbios.
A espécie pode atingir até 2,5 metros de comprimento e está presente em quase todo o território nacional.
A recomendação, no caso de encontrar uma serpente, é nunca manipulá-la e, sempre que possível, contatar o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental ou um biólogo especializado em animais dessa espécie.