Meia Maratona do Tocantins é dominada por atletas Quenianos

A 19ª edição da competição aconteceu na manhã deste domingo (13), na Ponte que liga Palmas a distrito de Porto Nacional.

Compartilhe


O lugar mais alto do pódio da XIX Meia Maratona do Tocantins, tanto no feminino quanto no masculino, foi dominado por atletas do Quênia, país do leste da África. A prova aconteceu na manhã deste domingo e contou com a participação de mais de 650 competidores.

A maior corrida de rua do estado teve início às 6h45, na praia de Luzimangues, distrito de Porto Nacional. Os atletas percorreram a ponte sobre o lago da usina do lajeado até a chegada, em Palmas.

A campeã feminina é queniana. Pauline Chapatei Chemei, que está no Brasil pela primeira vez. Ela completou o percurso em 1h21m05 e comentou sobre a corrida. “Apesar de aqui ser um lugar muito quente, eu gostei muito de participar e de ter esse resultado”, frisou.

Já no masculino, o campeão foi Nicolas Kiptoo Kogai, também do Quênia, que fez a prova em 1h7m36. Em segundo lugar ficou o atleta Antônio de Souza Dias, do Maranhão.

Atletas quenianos – Foto: Márcio Vieira

O segundo lugar na corrida feminina foi para a atleta Cruz Nonata, do Distrito Federal, que já teve diversos resultados positivos na Meia Maratona do Tocantins. “Já fui terceira e primeira colocada e, dessa vez, fiquei na segunda posição. Tanto o percurso quanto o tempo são elementos a serem superados. Mas a preparação, aliada à dedicação, nos faz chegar e ter resultados de sucesso, como hoje”, destacou.

O tocantinense com melhor colocação, neste ano, foi o atleta de Araguaína, Antônio Wilson, que já foi campeão da competição outras três vezes. Ele ficou em terceiro lugar na corrida dos 21 km. “Senti uma leve indisposição durante a prova e isso me fez diminuir o ritmo, mas não desisti e cheguei ainda no final com um resultado satisfatório”, frisou.

Os atletas campeões da prova dos 21 km foram premiados ao final da Meia Maratona. Os resultados das provas de 10 km e 5 km estarão disponíveis no site https://www.chipbrasil.online/eventos.

Foto: Márcio Viera