>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O jovem Igor Silva de Oliveira, de 20 anos, viveu momentos de aflição nos últimos dias. Ele teve seu tórax perfurado por um tronco de madeira em um acidente de trânsito em Praia Norte, no extremo norte do estado. De acordo com a família, ele sofreu a fratura de duas costelas e teve parte do fígado e do intestino afetados.
Ao G1, o cirurgião torácico Dr. Danilo Felix Daud explicou que já atendeu a casos semelhantes, destacando que muitos são fatais. Em algumas situações, os pacientes conseguem sobreviver porque o próprio corpo atua na proteção dos órgãos vitais.
“Em muitos casos, infelizmente, o desfecho é fatal. No entanto, em algumas situações, o paciente consegue sobreviver porque a parede torácica desempenha sua função, protegendo os órgãos internos. A pele, músculos, gordura e ossos atuam como uma barreira de proteção para os órgãos vitais, como o coração, pulmões e grandes vasos sanguíneos”, explicou.
Esse tipo de procedimento é extremamente complexo, exigindo uma equipe especializada, conforme destaca o médico especialista em terapia intensiva, Dr. Wallace André Pedro, também ouvido pelo G1.
“Com base nas imagens da tomografia, planejamos a cirurgia. Geralmente, uma equipe multiprofissional composta por cirurgiões vasculares, cirurgiões gerais, cirurgiões do aparelho digestivo, anestesistas e uma unidade de terapia intensiva (UTI) de retaguarda é necessária. São casos complexos que demandam a atuação de especialistas experientes no tratamento de pacientes traumatizados dessa maneira”, explicou.
O sucesso do tratamento também está relacionado à condição clínica do paciente. “A recuperação depende muito da extensão dos danos, da gravidade do quadro e da condição clínica do paciente. Geralmente, quando o paciente é um adulto jovem com uma boa condição física e musculatura, a recuperação tende a ser positiva”, complementou o cirurgião Dr. Danilo.
O acidente
Igor estava saindo de uma confraternização na casa de sua tia quando caiu da moto ao fazer uma curva em uma estrada. A ocorrência foi no último domingo (24). Na ocasião, a suspeita da família é que o jovem poderia estar em alta velocidade quando perdeu o controle da moto.
Um dos parentes usou uma motosserra para cortar o pedaço de madeira e transportar o jovem para o hospital.
- Idoso vira as costas para assaltantes e escapa de levar tiro na frente de casa em Araguaína
- Homem foragido por estupro de vulnerável é preso após agredir mãe e irmã com pauladas na cabeça
Até o momento desta reportagem, Igor permanecia na UTI do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) e estava se recuperando, conforme informou a cunhada Cleane Reis.
Durante a semana, ele passou por duas cirurgias, sendo a última realizada na terça-feira (26). A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) comunicou que o paciente continua internado, recebendo o tratamento adequado para seu quadro clínico, sem fornecer mais detalhes sobre seu estado de saúde.
>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp.