O jornalista Evaristo Costa, que deixou a TV Globo em 2017, surpreendeu nesta segunda-feira (30) ao compartilhar detalhes sobre sua batalha com a doença de Crohn. Aos 48 anos, o ex-apresentador revelou que se sente como se estivesse “definhando” devido à condição.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Em entrevista ao podcast PodCringe, Evaristo falou sobre a doença autoimune que afeta o trato intestinal e causa inflamações. Ele foi diagnosticado há quatro anos e desde então tem enfrentado várias consequências, incluindo uma rápida perda de peso – cerca de 22 quilos em apenas três semanas.
“Cheguei a pesar 99 quilos, mas isso por conta dos corticoides, que incham muito. Quando os médicos perceberam que o remédio não surtia efeito em mim, decidiram cortá-lo, e foi aí que perdi 22 quilos em três semanas”, relatou.
Evaristo descreveu sua sensação diária: “Eu me sinto definhando. É o que digo ao médico todos os dias.” Ele destacou que sua perda de peso não está relacionada à estética, mas sim à incapacidade de seu corpo de absorver nutrientes.
“Perco meio quilo por dia. Posso comer qualquer coisa, mas a comida não fica. Não recebo os nutrientes que preciso”, explicou. Ele também mencionou sua última internação, causada por uma infecção nas amígdalas que evoluiu para sepse, devido à sua imunidade baixa.
- Irmãs são roubadas logo após saírem com moto 0 km de concessionária no RJ
- Personagem da carreta furacão é atropelado por moto depois de dar pirueta no ar; Vídeo
Doença de Crohn
Os sintomas da doença de Crohn são semelhantes aos de outras condições que afetam o trato gastrointestinal, tornando essencial a consulta médica para um diagnóstico preciso. Os principais sintomas incluem:
- Diarreia crônica
- Dor abdominal
- Perda de peso
- Febre
- Sangramento retal
- Fístulas (pequenos canais que conectam indevidamente partes do intestino)
Além dos sintomas intestinais, a doença de Crohn pode se manifestar em outras partes do corpo com sinais não relacionados ao trato gastrointestinal, como:
- Artrite
- Aftas
- Olhos inflamados, vermelhos ou sensíveis à luz
- Erupções cutâneas ou lesões fúngicas dolorosas nas pernas
Embora não tenha cura definitiva, o tratamento da doença de Crohn visa controlar a inflamação e prevenir complicações gastrointestinais mais graves.