Mandato tampinha no Tocantins será definido em 2º turno entre Carlesse e Vicentinho

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Ficou para o segundo turno a decisão de quem vai comandar o Tocantins no “mandato Tampinha”, até 31 de janeiro. Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves foram o mais votados. O pleito foi marcado pelo alto número de abstenções (30,4%). Os votos brancos somaram 2% e os nulos 17,1 %, ou seja, cerca de 49,5 %, quase a metade dos eleitores do estado, se eximiram de escolher candidato.

A eleição foi realizada neste domingo (3). Carlesse ficou em primeiro com 30% dos votos válidos e em segundo, Vicentinho com 22%. A disputa pelo segunda colocação foi disputadíssima. Carlos Amastha chegou a ficar por alguns momentos na segunda colocação, mas votou a ser ultrapassado por Vicentinho que se manteve na posição. A diferença entre os dois foi de menos de 1% (4.655 votos). O segundo turno fico definido com Carlesse e Vicentinho.

O segundo turno acontecerá no dia 24 de junho. As campanha recomeçam nessa segunda-feira (4). São permitidos comícios, carreatas, caminhadas, carros de som e distribuição de santinhos. Esta é a segunda vez que uma eleição para governador será decidida em segundo turno no estado. A primeira aconteceu em 1990, sendo disputadas pelos Moisés Abrão e Avelino. O pleito foi vendido por Avelino.

A eleição suplementar acontece no estado devido a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice dele, Cláudia Lelis (PV). Os dois foram considerados culpados por captação ilegal de recursos para a campanha eleitoral de 2014 pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O vencedor da eleição suplementar vai ficar no cargo até 31 de dezembro e pode concorrer à reeleição no pleito que acontece em outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *