>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Na atualização do balanço do Ministério da Saúde, atualizado nesta sexta-feira (13), os dois casos suspeitos do novo coronavírus em jovens de Palmas entraram na lista. Trata-se de duas pacientes recém chegadas da Europa. Elas seguem em isolamento domiciliar aguardando o resultado dos exames.
Esta é a primeira vez que casos apontados como suspeitos por autoridades de saúde do Tocantins entram na lista oficial do Ministério da Saúde. Três casos que chegaram a ser investigados no estado foram descartados antes de aparecerem na lista.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde da capital, os novos casos são em jovens de 26 e 22 que estiveram na Europa, incluindo a Itália, recentemente. A viagem foi entre os dias 17 de fevereiro e 2 de março, chegando de volta ao Tocantins em 4 de março.
No dia seguinte, as duas começaram a sentir alguns sintomas, como febre, dificuldade para respirar e produção de secreção nasal. As mulheres foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA).
As duas recolheram materiais para exames e foram orientadas a ficar em isolamento domiciliar. Elas tiveram melhora no quadro de saúde e já não apresentam sintomas.
O material coletado foi enviado para laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde e os resultados são aguardados para os próximos dias. Elas continuarão sendo monitoradas até a chegada do resultado final dos exames.
A Secretaria de Saúde esclareceu que permanece em vigor a orientação que as pessoas só procurem os serviços de saúde se viajarem para outros continentes e chegarem com sintomas da doença. A Diretora de Vigilância em Saúde, Marta Malheiros, disse que não há necessidade de ir às unidades de saúde caso a pessoa tenha apenas viajado para o exterior, mas não apresente sintomas.
Nesta sexta-feira (13) o secretário estadual de Saúde, Edgar Tolini, falou sobre o assunto e afirmou que o estado está preparado na medida do possível. Segundo ele, não há prerrogativa para cancelamento de eventos e fechamento de órgãos públicos.
“Não tomaremos nenhuma decisão precipitada […] não temos nenhuma prerrogativa de cancelamento de evento, pode haver [no futuro], claro, mas esperamos o cenário nacional”, disse.
Nesta quinta-feira (13) uma reunião foi realizada no Palácio Araguaia com o comitê de crise para prevenção do Covid-19. No Tocantins, a unidade de referência para o tratamento é o Hospital Geral de Palmas (HGP).