Leonardo é incluído na ‘lista suja’ do trabalho escravo após fiscalização em fazenda do cantor

Seis trabalhadores foram encontrados em condições análogas às de escravidão na Fazenda Talismá. Assessoria do cantor diz que caso se refere a parte da fazenda que estaria arrendada para outra pessoa e que Leonardo não tinha conhecimento das práticas.

Compartilhe:

Emival Eterno da Costa, conhecido como o cantor Leonardo, foi incluído na “lista suja” do trabalho escravo divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta segunda-feira (7). A inclusão do nome de Leonardo está relacionada a uma fiscalização realizada na Fazenda Talismã, localizada em Jussara, na região noroeste de Goiás.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A propriedade, avaliada em R$ 60 milhões, tem 1 mil hectares e se dedica principalmente à pecuária bovina. A fazenda é nomeada em homenagem a um dos maiores sucessos da dupla Leandro & Leonardo, de 1990.

Leonardo é incluído na 'lista suja' do trabalho escravo após fiscalização em fazenda no cantor
Foto: Divulgação

A defesa de Leonardo expressou surpresa com a inclusão, alegando que a fazenda está arrendada desde 22 de agosto de 2022 para o cultivo de soja, não sendo responsabilidade do cantor a administração dos trabalhadores. A defesa disse ainda, que quando o Ministério Público do Trabalho (MPT) tomou conhecimento do caso, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), e todas as questões foram resolvidas. Apesar de o contrato de arrendamento ter sido apresentado, todas as verbas indenizatórias foram pagas para evitar complicações.

Segundo a defesa do cantor, os valores devidos foram quitados, o acordo foi aceito, e os processos arquivados. A defesa também informou que medidas estão sendo tomadas para retirar o nome de Leonardo da lista de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão. No total, a lista menciona 176 empregadores, com seis trabalhadores encontrados em condições irregulares na Fazenda Talismã.

Lista suja

Leonardo é incluído na 'lista suja' do trabalho escravo após fiscalização em fazenda no cantor
Foto: Reprodução

O MTE também destacou que, entre os 176 empregadores, 20 foram incluídos por trabalho análogo à escravidão no ambiente doméstico. As atividades econômicas com maior número de inclusões foram a produção de carvão vegetal (22), criação de bovinos (17), extração de minerais (14), além do cultivo de café e construção civil, cada uma com 11 empregadores. A atualização da lista também removeu 85 empregadores que completaram o período de dois anos no cadastro.

Leonardo é incluído na 'lista suja' do trabalho escravo após fiscalização em fazenda no cantor
Foto: Divulgação

Fazenda Talismã

A Fazenda Talismã, além da pecuária, é conhecida por sua luxuosa estrutura, incluindo uma mansão, quadras esportivas, cavalos, lago, igreja, piscina, e áreas de lazer, como mostradas em uma tour publicada pela influenciadora Virgínia Fonseca, nora do cantor. O local é frequentado por amigos e familiares de Leonardo para momentos de lazer.

No local vivem mais de 5 mil cabeças de gados, que estão disponíveis para recria, engorda e vendas em leilões. A fazenda recebe o nome Talismã, um dos maiores sucessos da dupla Leandro & Leonardo, de 1990.

Mansão, cavalos, lago e igreja são algumas das características da luxuosa Fazenda Talismã, que fica em Jussara. A propriedade conta com 1 mil hectares, é avaliada em R$ 60 milhões e a principal atividade da fazenda é a pecuária bovina.