Justiça condena acusado de matar servidor público da saúde em Palmas a 30 anos de prisão

Rafael Mário Herculano Silva Paes confessou ter roubado e matado o servidor após pegar carona. O crime aconteceu há dois anos na própria casa da vítima.

Compartilhe:

A Justiça condenou Rafael Mário Herculano Silva Paes a 30 anos de prisão pela morte de Luis Carlos Carmo Coelho (foto acima). Conforme consta nos autos, o homem confessou ter roubado e matado o servidor público da Saúde após pegar uma carona com ele. O latrocínio aconteceu há dois anos e a vítima foi encontrada dentro da própria casa com sinais de estrangulamento.

O crime aconteceu horas após o condenado pedir carona à vítima. No dia 21 de maio de 2019 ele estava às margens da BR-153, em Araguaína, e por volta de meio-dia entrou no carro do servidor público, que estava a caminho de Palmas.

Durante a viagem, a vítima e o condenado fizeram algumas paradas em postos de gasolina de Nova Olinda e Tabocão. As investigações apontam que nesses locais o homem aproveitou momentos em que Luis Carlos realizava pagamentos para decorar a senha do cartão.

Ao chegar Palmas, os dois foram para a casa da vítima. Luis teria dito ao condenado que tinha interesse em ter relação sexual com ele. “Enquanto a vítima tomava banho, o denunciado foi até a área externa da casa, pegou um pedaço de corda, e, no momento em que vítima deixou o banheiro, ele a matou por meio de enforcamento com a corda em questão”, conta na decisão.

Ainda conforme os autos, após o homicídio, o corpo da vítima foi colocado em uma cama e coberto com um lençol. Rafael Mário fugiu levando o celular, o cartão de crédito e o carro do servidor. As investigações apontaram que ele vendeu o telefone da vítima, realizou saques com o cartão roubado e gastou parte do dinheiro com drogas, compra de celulares e pagamento em motéis.

A denúncia foi feita pelo Ministério Público do Tocantins em maio de 2020. Quatro testemunhas foram ouvidas: um irmão do acusado, uma frentista de Colinas do Tocantins, um usuário de drogas e um taxista. Todos tiveram contato com o denunciado após a morte da vítima.

Em sua decisão, o juiz Luiz Zilmar dos Santos Pires, da 2ª Vara Criminal de Palmas, considerou a confiança que a vítima tinha no autor do crime. “Tendo em vista que autor e vítima viajaram juntos, que a vítima o colocou dentro da sua casa e com ele teve relação sexual, é presumível que nele depositava confiança”, disse o juiz.

Durante o interrogatório, além de confessar ter matado o servidor de saúde, Rafael Mário Herculano afirmou que já foi indiciado pelo crime de furto em Goiás e que responde por homicídio praticado em Minas Gerais. Além disso, há inquéritos em seu desfavor por roubo em GO.

Conforme a sentença, a condenação deve ser cumprida em regime inicialmente fechado. O acusado já está preso na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína.