Incêndios florestais são combatidos por força-tarefa há 18 dias na região de Taquaruçu

Brigada conta com homens dos Bombeiros, Exército, Defesa Civil e Naturatins.

Compartilhe:

Equipes de combate a incêndios florestais deram início nesta quarta-feira (16) ao 18º dia consecutivo de trabalho na região de Taquaruçu, em Palmas. O foco que está sendo combatido surgiu na noite de segunda-feira (14) e atinge a região conhecida como Cachoeira do Evilson.

Participam da força-tarefa equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, brigadistas do Naturatins e Exército Brasileiro. Nos últimos dias a brigada conseguiu conter duas linhas de fogo que deixaram um rastro de destruição ambiental e nas propriedades por onde passavam.

Os incêndios vêm sendo registrados nas serras em Taquaruçu e no distrito de Taquaruçu Grande. De acordo com os bombeiros, o maior desafio são os ventos deste período do ano, somados ao terreno muito inclinado e ao grande volume de vegetação seca. Fatores que contribuem para que o fogo se alastre com mais rapidez.

O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) também vem atuando com lançamentos de água e apoio às equipes.

Foto: Divulgação/Bombeiros

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em Palmas foram registradas 407 ocorrências de combate a incêndios florestais neste ano. Foram 81 casos apenas entre os dias 1º e 14 de setembro.

Em todo o Tocantins, são 1.235 ocorrências de combate a incêndios florestais registradas pelos Bombeiros. “Em se tratando de acumulado no ano, temos um aumento de 5,74%, ou seja, passamos de 1.168 atendimentos para 1.235, ou seja, estão acontecendo mais combates, mesmo com o número de focos registrados a menos ou estável, no que se refere ao mesmo período”, destacou o major Alex Matos Fernandes, diretor-executivo da Defesa Civil Estadual.