Incêndio atinge casas de aldeia indígena na Ilha do Bananal

Área atingida fica na Aldeia Canuanã, em Formoso do Araguaia. Chamas se espalharam após indígena colocar fogo em área para preparar a terra para o cultivo.

Compartilhe:


Um incêndio atingiu a Aldeia Canuanã, na Ilha do Bananal, no município de Formoso do Araguaia, região sul do Tocantins. As chamas se alastraram e destruiu cerca de seis casas. A ocorrência foi na tarde desta terça-feira (15).

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

As primeiras informações são de que um indígena teria colocado fogo em uma área para preparar a terra para o cultivo, mas as chamas se espalharam pela aldeia e atingiram as moradias.

Dentre as casas atingidas, quatro eram habitadas. O PrevFogo (Sistema Nacional de Combate aos Incêndios Florestais ) foi chamado, mas estavam em outro trabalho há cerca de 100 km. Quando chegaram, os próprios indígenas já haviam controlado as chamas usando água do rio que fica a 10 metros das casas.

Os profissionais do PrevFogo fizeram o acompanhamento para evitar novos focos. O incêndio durou cerca de três horas. Na aldeia moram cerca de 600 indígenas da etnia Javaé.

A Funai informou que está acompanhando o caso. Até o momento já foi deslocado um caminhão para prestar assistência imediata à aldeia. O órgão Disse ainda que coordenador técnico local está na região para analisar e fazer um relatório da situação a fim de definir quais providências serão tomadas.

Foto: Divulgação