Homem é assassinado por pistoleiros em assentamento no norte do Tocantins

Vítima foi identificada como Getúlio Coutinho dos Santos, de 54 anos. Um rapaz de 27 anos também ficou ferido no local.

Compartilhe:

Um homem de 54 a os foi morto no Assentamento Maria Bonita que fica dentro da fazenda Navarro, no município de Palmerante, no norte do estado. Moradores relataram que o local foi atacado por pistoleiros na manhã desta sexta-feira (6). A vítima foi identificada como Getúlio Coutinho dos Santos.

De acordo com a Polícia Militar, pelo menor mais homem ficou ferido no ataque. Ele foi identificado como Adreson Alves de Oliveira, tem 27 anos e foi levado ao Hospital Regional de Araguaína, A fazenda foi isolada primeiro por equipes da PM e da Polícia Civil. Depois, por ser uma área federal, foi deixada sob os cuidados de uma equipe da Polícia Federal.

Os moradores do assentamento afirmaram que o ataque foi realizado por três homens encapuzados que estavam em uma caminhonete branca. Os baleados estavam indo para o trabalho quando perceberam a presença dos pistoleiros e por isso teriam sido atacados.

As vítimas estavam em uma motocicleta e conseguiram fugir, mas Getúlio não resistiu aos ferimentos e foi a óbito ainda no assentamento. Ele foi atingido no tórax e nas costas. Dois barracos que ficavam perto do local do crime foram incendiados.

A Fazenda Navarro é uma área que pertence à União e que tem a posse disputada entre camponeses e fazendeiros. Há uma semana, o Ministério Público Federal pediu que todos os atos já realizados no processo relacionado à fazenda sejam anulados, alegando que o caso tramitou na Justiça Federal sem o conhecimento da Procuradoria da República em Araguaína.

O MPF se pronunciou sobre o ataque desta sexta-feira e classificou o caso como uma ‘chacina’. O órgão afirma que alertou por várias vezes a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual sobre a violência na região e o risco de um confronto.

Foto: TV Anhanguera

A área em que ocorreu o ataque seria pertencente à União, mas está sendo reivindicada por um fazendeiro. No mês de maio deste ano, mais de 20 famílias foram retiradas do mesmo acampamento após a 1ª Vara Cível de Colinas do Tocantins determinar a reintegração de posse em parte da área. Imagens gravadas pelos trabalhadores rurais mostram o momento em que as pessoas estavam sendo retiradas e alguns barracos incendiados.

O acampamento existe há cerca de cinco anos e de acordo com a associação que representa os moradores, são cerca de 100 famílias vivendo na região.