Governo exonera Evaldo Gomes da diretoria de combate à corrupcão no Tocantins

Exoneração do delegado aconteceu no mesmo dia em que a Polícia Civil deflagrou a segunda fase de operação que investiga fraudes em contratos realizados pelo governo do estado.

Compartilhe:

 

Após ficar menos de quatro meses no cargo de cargo de diretor de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado do Tocantins, o delegado Evaldo de Oliveira foi exonerado. A exoneração aconteceu no mesmo dia em que a Polícia Civil deflagrou a segunda fase de uma operação que investiga fraudes em contratos realizados pelo governo do estado.

Exoneração do delegado aconteceu no mesmo dia em que a Polícia Civil deflagrou a segunda fase de operação que investiga fraudes em contratos realizados pelo governo do estado.

A Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) substituiu a Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial contra a Administração Pública (Dracma) após uma reforma administrativa. A delegacia era responsável, entre outras atividades, por investigar políticos suspeitos de corrupção.

Quando a mudança foi anunciada, representantes da categoria apontaram tentativa de interferência política em investigações. Na época, alguns policiais usaram mordaças para protestar durante sessões da Assembleia Legislativa.

Depois disso, a Comissão de Segurança Pública da Câmara de Deputados chegou a convidar o governador Mauro Carlesse (DEM) e o secretário de segurança Pública, Cristiano Sampaio para prestar esclarecimentos.

Evaldo Gomes vai ser substituído pela delegada Cínthia Paula de Lima. A nova diretora está nos quadros da Polícia Civil desde o ano de 2002. Ela já foi presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária e presidente do Sindicato de Delegados de Polícia Civil do Tocantins por dois mandatos.

Ao ser questionada sobre a mudança, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi disse que “o cargo de diretor da DRACCO – Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado é de livre nomeação e exoneração”.

A pasta ressalta ainda que “eventuais ajustes são normais na administração pública e que somente neste ano foram nomeados e exonerados dezenas de servidores na pasta.”

 

Cínthia Paula – Foto: Denis Tavares/SSP