Após a interdição da ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional, no último dia 7, o governo do Tocantins informa que a travessia por meio de balsa começa a funcionar nesta quarta-feira (27). As rampas de embarque foram finalizadas nesta segunda-feira (25).
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Ainda segundo o governo, melhorias ainda estão sendo feitas na sinalização de acesso. Estava previsto para a Marinha inspecionar o local e as embarcações na tarde dessa segunda.
Mais cedo, a empresa havia informado que as balsas iriam começar a operar nesta terça-feira (26), e que não haveria subsídios no valor da travessia. O governo só veio a se manifestar já no inicio da noite, quando informou a a data de inicio dos serviços.
O governo também divulgou os valores que serão cobrados pela empresa (veja tabela abaixo). Pedestres e ciclistas, bem como os veículos oficiais das polícias civil (IML) e militar, bombeiros e ambulâncias serão isentos de pagamento de travessia.
Para fazer a travessia serão duas balsas. Cada uma delas tem capacidade para transportar até 300 toneladas. O serviço será oferecido 24 horas por dia.
O governo informou ainda que a ponte continua interditada temporariamente até a finalização do relatório da inspeção.
A ponte
A ponte está interditada há quase 20 dias. Na época, o governo alegou que a medida foi tomada por precaução até que os serviços topográficos fossem finalizados.
O governo disse ainda que a decisão foi tomada devido as avaliações sobre o risco de desabamento da estrutura. Porém, a ponte já estava parcialmente interditada, com o trânsito controlado, enquanto eram realizados os trabalhos de avaliação da estrutura.
A decisão causou revolta na população por não ter sido tomadas as medidas necessárias para amenizar os impactos com a interdição. Os protestos vinham principalmente das famílias que ficaram isoladas na margem direita da ponte. A rota alternativa aumenta em mais de 160 km o percurso.
Quatro dias após interdição da ponte o governo disponibilizou ‘voadeiras’ da Defesa Civil para fazer a travessia de pedestres.
Tabela de valores divulgada pela empresa