Governo cassa concessão da BR 153 explorada pelo Grupo Galvão

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), o governo federal formalizou, nesta quarta-feira (16), a cassação do contrato de concessão da BR-153/GO/TO, sob responsabilidade do Grupo Galvão. A decisão acata recomendação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A empresa, que está enrolada com a Operação Lava Jato, vive uma recessão e aperto de crédito promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com a cassação, a Galvão Engenharia terá de devolver à União um trecho de 624,8 quilômetros entre Anápolis (GO) e Aliança do Tocantins (TO). A rodovia foi leiloada em 2014, no governo de Dilma Rousseff, e agora deverá ser objeto de novo leilão no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

A concessão para duplicação do trecho da BR 153 foi arrematada pela Galvão Engenharia com planos de investir R$ 4,31 bilhões. No entanto, a empresa acabou envolvida nas investigações da Lava Jato, ficando ser receber o de financiamento do BNDES, que, deveria financiar até 70% do empreendimento.

Com isso, os investimentos não foram feitos. E exceto o plano de segurança rodoviária, todos os serviços encontram-se paralisados.

A Galvão chegou a fazer várias tentativas de trazer um novo sócio para o empreendimento, que no ponto de vista técnico,seria a solução menos traumática, pois não seria necessário novo leilão. Era só transferir o controle da concessionária. No entanto não foi concretizada, o que acarretou ao governo dar um basta à situação. (Com informações da Agencia Estado)

Foto: Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *