Governador em exercício cancela concessão do Jalapão à iniciativa privada

Anúncio foi feito em Mateiros durante a primeira audiência que iria discutir o processo de concessão com as comunidades impactadas.

Compartilhe:

Na manhã desta terça-feira (39), o governador interino do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou que a concessão do Parque Estadual do jalapão à iniciativa privada está cancelada. A informação foi publicada no Twitter do governo do Tocantins. O processo foi iniciado por Mauro Carlesse (PSL), afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e acabou sendo rodeado de polêmicas desde a aprovação tumultuada na Assembleia Legislativa, em agosto deste ano.

O anúncio do cancelamento foi feito durante a primeira audiência que iria discutir o processo de concessão com as comunidades impactadas. O evento estava sendo realizado no ginásio da Escola Municipal Professora Ernestina Vieira Soares, em Mateiros.

“Eu vim aqui para dizer isso: se os senhores não quiserem acaba essa audiência pública e eu encerro esse projeto de concessão […] Está acabado”, disse Wanderlei, durante discurso.

Foto: Divulgação

Apesar do anúncio, o governo ainda deverá encaminhar um projeto de lei para revogar autorização de concessão. A concessão do Jalapão foi tumultuada desde o início. A aprovação na Assembleia Legislativa ocorreu, sob protestos, com aprovação em três comissões e duas votações plenárias no mesmo dia.

Inicialmente o governo chegou a dizer que estava aprovando apenas a realização de estudos preliminares, mas depois foi revelado que o projeto estava praticamente pronto. Os documentos referentes ao projeto realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) só se tornaram públicos em outubro.

O projeto também se tornou alvo de diversos pedidos judiciais e a Justiça Federal chegou a suspender as audiências em setembro devido ao pouco tempo para análise dos documentos, por parte da sociedade.

*Com informações do G1