Governador decide colocar servidores públicos do estado em trabalho remoto por duas semanas no Tocantins

Proposta de Mauro Carlesse era decretar ponto facultativo por duas semanas, mas não houve adesão das prefeituras. Medida não se aplica a serviços que por natureza tenham que ser prestados de forma presencial.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), informou que vai colocar todos os servidores públicos do Estado em trabalho remoto por duas semanas. A medida começa a valer nesta terça-feira (23) e vai até o dia 31 de março. O decreto não vai se aplicar aos serviços que por natureza precisem ser prestados de forma presencial, como segurança pública ou saúde, por exemplo.

Na semana passada o governador tinha enviado uma carta aos prefeitos e vereadores das 139 cidades propondo decretar duas semanas de ponto facultativo aos servidores, mas não houve adesão.

Mais cedo, o Executivo também tinha informado que vai escalonar o pagamento dos salários de março aos servidores para evitar aglomerações em bancos e supermercados. O pagamento será feito de forma adianta, mas o cronograma ainda não foi divulgado.

Em um comunicado enviado à imprensa, o Palácio Araguaia disse que “o atual cenário vivenciado pelo Estado nos últimos dias, com aumento de casos em todos os municípios e a crescente necessidade de internação, exige dos gestores medidas que evitem a propagação do vírus”.

camaleao
Mauro Carlesse – Foto: Divulgação

O atendimento presencial só deve ser retomado no dia 5 de abril, porque entre o fim do decreto e o retorno dos serviços haverá ainda o feriado da Semana Santa, que já seria ponto facultativo normalmente.

Nos serviços que seguirem sendo presenciais, os gestores das pastas deverão realizar as convocações dos servidores e depois encaminhar as informações para a Secretaria de Administração.

Está prevista ainda uma recomendação para que as prefeituras que ainda não têm medidas do tipo adotem a jornada de 6 horas diárias de trabalho em suas unidades administrativas, incluindo o trabalho remoto ou jornada híbrida.

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta segunda-feira, o Tocantins soma 133.050 casos confirmados de Covid-19, dos quais 17.779 ainda estão ativos, 113.450 estão recuperados e 1.821 vieram a óbito. Dos casos ativos, 545 encontram-se hospitalizados, sendo 311 em leitos clínicos e 234 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

*Por G1