Garantia dos direitos é tema de conferencia em Ipueiras

Compartilhe:

Visando avaliar o que é realizado e propor novas medidas para que a política de Assistência Social avance em atender as necessidades dos seus usuários, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ipueiras realizaram nesta terça-feira (25), a 4ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.

Com o tema Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o encontro reuniu trabalhadores, conselheiros municipais de Assistência Social, usuários, sociedade civil.

Durante a abertura do evento, a superintendente de assistência social da secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), Rosana Trindade destacou a importância das conferências municipais. “A Assistência Social, assim como a Saúde, mexem com a vida das pessoas, principalmente daqueles mais carentes. Só a gente estando no dia a dia para saber a importância e a necessidade do Suas, e as conferências são fundamentais para avaliação do município e planejamento dos próximos passos”, ressaltou.

O secretário municipal de Assistência Social de Ipueiras, José Santana, destacou que os serviços são avaliados durante as conferências municipais. “Avaliar os serviços já prestados e ouvir as demandas da sociedade civil são objetivos desse encontro que acontece a cada dois anos. É por meio das discussões que podemos criar novas diretrizes e melhorar os atendimentos para aqueles que mais necessitam”, argumentou.

Para a presidente do CMAS de Ipueiras, Aline das Neves, a conferência é um espaço para debater ideias, formalizar propostas de interesse público, acompanhar as ações da assistência social. “Os objetivos do encontro são aproximar a sociedade civil das ações públicas e discutir a garantia dos direitos da população”, disse.

Durante o encontro, quatro eixos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) foram apresentados e nortearam os debates. Grupos foram montados para elaborar e apresentar as propostas discutidas pelos eixos, que foram para votação em plenário. Com a aprovação pela plenária das propostas elaboradas pelos grupos, foram eleitos os delegados titulares e os suplentes que representarão o município na Conferência Estadual de Assistência Social em Palmas nos dias 18 e 19 de outubro, e depois a Nacional, em Brasília (DF), de 5 a 8 de dezembro.

 

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *