Gabaritos preliminares do concurso da Polícia Militar do Tocantins e espelho da redação estão disponíveis

Concurso oferece 1 mil vagas para soldados divididas entre operacional, saúde e músicos; confira o cronograma. Prazo para recursos começa nesta quarta-feira (9).

Compartilhe

Banca divulgou na noite desta terça-feira (8), os gabaritos preliminares das provas do concurso da Polícia Militar foram divulgados na noite desta terça-feira (8) pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O padrão preliminar de respostas da prova de redação também está disponível para consulta dos candidatos.

O prazo para apresentação de recursos às questões será nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10). O resultado final na prova objetiva e de resultado provisório na redação serão divulgados no dia 29 de junho.

As provas objetivas do certame foram aplicadas no domingo (6) em 163 locais de provas distribuídos em 20 cidades. Ao todo o concurso oferece 1 mil vagas e teve quase 45 mil inscritos, considerando as três categorias. Apesar disso, teve altas taxas de abstenção: 34,37% para as vagas de soldado, 54,63% na categoria de praça da saúde e 60,90% entre os candidatos da área de músicos.

O concurso terá outras três fases, além das provas objetivas: exame de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social e da vida pregressa. Os aprovados em todas as etapas ainda passarão pelo curso de formação de soldados.

O concurso

O concurso da PM do Tocantins oferece mil vagas para soldados, sendo que 25 delas destinadas ao quadro de músicos, outras 25 para área da saúde, sendo 20 para técnico de enfermagem e cinco para técnico em saúde bucal. O efetivo operacional, portanto, será de 950 novos policiais. Confira o edital.

Os salários iniciais, após os cursos de formação, são de R$ 3.330,99 devendo o militar ficar no mínimo 36 meses na graduação. Ao todo, 45.815 candidatos se inscreveram. Este concurso está sendo feito porque o anterior, realizado em 2018, teve as provas anuladas por causa de fraudes.

Cronograma
  • As provas objetivas e a redação terão serão aplicadas no dia 6 de junho de 2021, às 13h. A duração será de 5 horas.
  • A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva e o padrão preliminar de respostas da prova de redação ocorrer no dia 8 de junho a partir das 19h.
  • O prazo para recursos será entre os dias 9 e 10 de junho.
  • O resultado final na prova objetiva e de resultado provisório na prova de redação serão divulgados no dia 29 de junho.