Furto de capim dourado no Jalapão é denunciado por artesãs

Mulheres do povoado de Mumbuca alegam que quando chegaram no local de colheita, que só poderia ter começado no dia 20 de setembro, parte da safra já tinha sido levada.

Compartilhe:


Artesãs do povoado Mumbuca, na região do Jalapão, denunciam que parte da colheita de capim dourado foi furtada e e colhida antes da hora por pessoas não identificadas. Segundo as mulheres, o material levado estava verde e não é apropriado para produzir o artesanato. O caso é investigado pela Polícia Civil.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O capim só poderia começar a ser colhido a partir do dia 20 de setembro, mas quando as artesãs foram neste final de semana a um dos principais campos de colheita, tiveram a péssima surpresa.

Foto: Divulgação

As peças produzidas com Capim Dourado fazem sucesso em todo o Brasil e até no exterior. Elas são um meio de sustento para moradores de povoados e quilombos no Tocantins, que estão sem saber o que fazer. Em alguns casos, o produto representa 80% da renda das família.

As artesãs também relatam que o capim furtado foi colhido de forma incorreta, não preservando as sementes que deveriam ficar no campo. Segundo as mulheres, isso é  sinal que muitos capins não nasceram mais, causando um prejuízo maior para o sustento delas.

Foto: Divulgação

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Segundo o Naturatins, o capim não pode ser colhido antes do dia 20 de setembro, dessa forma, quem colheu antes desta data cometeu um ato ilícito e aí ele está sujeito a multa, até mesmo a um processo criminal ambiental pela delegacia do meio ambiente.

Foto: Divulgação