>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, realizou a entrega de armamentos e viaturas para a polícia do Tocantins durante uma plenária do Plano Plurianual (PPA) participativo. O evento aconteceu em Palmas, nesta sexta-feira (16).
Na ocasião, Dino destacou que além dos armamentos e equipamentos, também foram entregues 22 viaturas do programa Pronasci, que visa articular ações de segurança pública para prevenção, controle e repressão da criminalidade.
O ministro prometeu que ao longo do ano serão entregues mais equipamentos e até mesmo um helicóptero para a segurança pública do Tocantins. A promessa da aeronave foi feita anteriormente em abril, durante a operação Canguçu, quando a polícia buscava criminosos que causaram terror em cidade do Mato Grosso e contou com helicópteros de outras forças de segurança.
Essa ação de reforço na segurança ocorre em um momento de intensa violência em Palmas, com um aumento de mais de 200% no número de homicídios em 2023. Um levantamento mostrou que homens negros e residentes em áreas periféricas são as principais vítimas.
Dino também mencionou que o Fundo Nacional de Segurança Pública tem projetos em andamento em parceria com o governo estadual no valor de R$ 90 milhões. Além disso, prometeu a construção de três núcleos da Casa da Mulher Brasileira no estado, incluindo um em Palmas.
O governo do estado ainda não foram divulgadas informações sobre onde os equipamentos serão empregados e sobre os recursos mencionados pelo ministro,.
Além de Flavio Dino, a plenária do PPA também contou com a presença dos ministros Simone Tebet, do Planejamento, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores. O evento teve como objetivo discutir as principais políticas públicas que serão incluídas no Plano Plurianual.
A participação no planejamento pode ser feita por meio da inscrição na página do PPA Participativo, e a plataforma Brasil Participativo estará aberta para receber sugestões de qualquer pessoa com cadastro no Gov.Br até o dia 14 de julho.