Filme sobre resistência do povo Krahô é premiado no Festival de Cannes, na França

'A Flor do Buriti' é produzido pela brasileira Renée Nader Messora e pelo português João Salaviza. A dupla já havia ganhado o prêmio do Júri, em 2018, explorando a temática krahô com 'Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos'.

Compartilhe:

O longa brasileiro A Flor do Buriti, produzido pela brasileira Renée Nader Messora e pelo português João Salaviza, foi premiado na noite de sexta-feira (27) no Festival de Cannes 2023, na França. Ele venceu o Prix D’ensemble (prêmio de Melhor Equipe) na mostra “Um Certo Olhar” (Un Certain Regard).

A dupla já havia ganhado o prêmio do Júri com Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, na mostra Un Certain Regard em 2018. Repetindo a parceria vencedora, o casal voltam a debruçar-se sobre a temática da cultura indígena na Un Certain Regard

O filme ‘A Flor do Buriti‘ , uma produção da empresa mineira Entre Filmes, estreou no dia 23 de maio e aborda os últimos 80 anos de história dos Krahô, povo indígena que vive no norte do Tocantins, na fronteira com o Maranhão e o Piauí.

São retratadas diferentes formas de resistência, como a luta pela terra, por maior liberdade, pela preservação de ritos ancestrais e da natureza das comunidades onde vivem. Um acontecimento em destaque no longa é o massacre ocorrido em 1940. Estima-se que fazendeiros da região tenham matado pelo menos 26 pessoas do povo Krahô.

A mostra entregou ainda o prêmio principal da noite para How To Have Sex, de Molly Manning Walker. O troféu Nova Voz foi para Augure, de Baloji. Goodbye Julia, de Mohamed Kordofani, venceu o prêmio Liberdade. The Mother Of All Lies, de Asmae El Moudir, conquistou a categoria de direção, e Hounds, de Kamal Lazraq, a do júri.

Representantes krahô se emocionam e celebram exibição de filme sobre historia da etnia em Cannes

O Festival de Cannes continua na noite deste sábado (27), quando ocorrem as disputas pelo maior prêmio: o Palma de Ouro. O cineasta brasileiro Karim Aïnouz concorre com o filme britânico Firebrand. Destaque no elenco para os atores Jude Law e Alicia Vikander. O enredo fala sobre a sexta e última esposa do rei Henrique VIII, na Inglaterra da dinastia Tudor, que tenta promover crenças protestantes radicais na nação.