Filhote de cervo é resgatado com sinais de desnutrição após se perder em Dianópolis

Pequeno animal foi encontrado em um comércio de gás e água em e encaminhado ao Centro de Fauna do Tocantins, em Palmas.

Compartilhe:

Um filhote de cervo foi encontrado dentro de um estabelecimento em Dianópolis, na região sudeste do Tocantins. O animal, apresentava sinais de desnutrição, foi resgatado e levado para Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), em Palmas.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

De acordo com Samara Almeida, coordenadora do Cefau, “por enquanto, estaremos acompanhando esse animal, pois ele precisa ganhar peso. Sua condição atual está muito abaixo do peso ideal. Ele está aceitando a alimentação que estamos oferecendo, e daqui para frente, continuaremos monitorando o animal.”

O cervo foi encontrado por um comerciante que possui um estabelecimento de venda de gás e água no setor Nova Cidade, na segunda-feira (21). A Polícia Militar (PM) foi acionada para recolher o filhote.

A PM também enfatiza que, especialmente durante o período de queimadas, é fundamental que a população informe os órgãos ambientais e de segurança ao avistar animais silvestres em áreas urbanas.

Foto: Divulgação/PM-TO

A coordenadora do Cefau acrescenta que diversos fatores podem influenciar o aparecimento desses animais em áreas urbanas, como o desmatamento, a perda de habitat devido à expansão urbana e até mesmo construções civis. Ela destaca que, nesta época do ano, quando as queimadas são mais comuns, os animais podem se afastar das áreas afetadas para evitar a inalação de fumaça, buscando refúgio em lugares inusitados, como residências.

Além disso, o abandono temporário de filhotes por seus pais em busca de alimentos também pode ser uma razão para tais encontros. No entanto, ela ressalta que não se pode reduzir essas situações a um único fator, pois são diversos elementos envolvidos.

>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp.