A tocantinense Elizangela Pereira Vanderley, de 39 anos, morreu há quatro dias, durante um incêndio em um hotel na cidade de Salamanca, na Espanha. Para conseguir trazer o corpo dela ao Brasil, os parentes precisam arrecadar cerca de R$ 24 mil.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A família de Elisângela diz é que não tem o dinheiro e que os moradores da região de Caseara estão fazendo doações. Os parentes também fazem rifas e leilões para angariar fundo.
O cunhado da vítima contou que já foram providenciadas toda a documentação, :só falta o dinheiro. Estavamos recebendo ajuda de pessoas, de gente que nem conhecemos”, disse Ronaldo Camargo.
Ainda segundo o cunhado, O Itamaraty informou que não tem verba para isso, e que tambemnão conseguitam com o consulado do Brasil na Espanha.
Elisângela morreu na mamha de quinta-feira (24), na ocasião, a imprensa espanhola noticiou que ela tinha vindo a óbito por inalar fumaça de um incêndio que havia ocorrido em um boate que fica no mesmo prédio do Hotel.
Porém, segundo a familia, a informação que chegou que ocorreu um problema no aquecedor, o que provocou o incêndio. Ao que parece só o quarto de Elisângela pegou fogo. , “achamos estranho. Não sabemos de mais nada”, disse Ronaldo.
Ela era moradora de Caseara, no oeste do estado, onde tinha sido eleita conselheira tutelar. Elisângela estava de licença e foi para Espanha em agosto. A mulher pretendia retornar ao Brasil em fevereiro.
“O mais difícil é essa demora, o corpo dela não estar aqui para fazermos um enterro digno”, lamentou o cunhado.
Elisangela deixou três filhos: uma jovem de 21 anos, um adolescente de 15 e uma moça, de 17. Os três moram com parentes em Caseara.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento exato em que a tocantinese é resgatada. Nas imagens, uma mulher pergunta se Elisangela está respirando. Um dos homens que participa da operação diz: “Não sei”. A suspeita é que ela tenha morrido após inalar fumaça.