>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho desenvolvido nas unidades de ensino, as boas práticas implementadas em 12 escolas de ensino médio integral do programa Jovem em Ação foram socializadas. O evento aconteceu em Palmas no dias 7 e 8, e no encerramento foi promovido o Café Jovem em Ação, com a participação de educadores e estudantes que estão vivenciando o processo de implantação do ensino médio integral no Tocantins.
“Eu precisava passar por essa experiência e gostaria que todos os alunos tivessem essa oportunidade. Descobri ser uma jovem protagonista, que posso contribuir para fazer a escola dos meus sonhos e que vai me proporcionar um aprendizado para alcançar meu projeto de vida”, avaliou a estudante do Colégio da Polícia Militar de Palmas, Giovana Alves da Silva.
Para o aluno do Cent????ro de Ensino Médio Paulo Freire, João Gabriel, o Jovem em Ação proporciona uma mudança de vida por meio da educação integral. “É mais que uma escola, é mais que aprender português, matemática, ciências. São conhecimentos que nos preparam para a vida. Este é um modelo de escola que faz com que acreditemos nos nossos sonhos, no nosso potencial e que realmente faz a diferença na nossa formação”, ressaltou.
Tereza Barreto, diretora pedagógica do ICE, instituição que acompanha o desenvolvimento do ensino médio integral em 13 estados, enfatizou a participação do Estado na execução do programa. “Levaremos o exemplo do Tocantins como referência positiva de aprendizado para a implantação do ensino integral em outros estados.”, pontuou.
Escola Jovem em Ação
Escola Jovem em Ação é o nome dado no Tocantins, ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, uma iniciativa do governo federal, em parceria com os estados que têm como objetivo implementar o ensino médio em tempo integral, promovendo uma grande mudança curricular e estrutural nas unidades educacionais. Para isso, as áreas de conhecimento são trabalhadas com os jovens de maneira diferenciada, despertando a capacidade de transformar sonhos em projetos de vida.
Além disso, os alunos têm acesso a salas de aula temáticas, aulas práticas, disciplinas eletivas, estudos dirigidos e uma série de mudanças curriculares que têm como objetivo prepará-los, tanto para o ingresso na universidade quanto para o mundo do trabalho. O foco da Escola Jovem em Ação é o sucesso dos alunos por meio da melhoria no desempenho estudantil e da promoção do protagonismo juvenil. Cerca de dois mil alunos do Tocantins estão sendo beneficiados com o projeto piloto.
Fazem parte do programa Jovem em Ação as escolas: Colégio Estadual Rui Barbosa, Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire, CEM Benjamim José de Almeida (Araguaína); Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro (Arraias); CEM Presidente Castelo Branco (Colinas) CEM Antônio Póvoa (Dianópolis); CEM Oquerlina Torres (Guaraí); CEM Bom Jesus (Gurupi); CEM Dona Filomena Moreira de Paula (Miracema); Colégio da Polícia Militar de Palmas e Escola Estadual Madre Belém (Palmas) e CEM Darcy Marinho (Tocantinópolis).
O evento, que contou com as presenças do governador Marcelo Miranda e da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), professora Wanessa Zavarese Sechim, teve a participação de diretores, coordenadores, professores e alunos das unidades de ensino, além da equipe de implantação do ensino médio integral da Seduc, dos consultores e voluntários do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), parceiro no desenvolvimento do Jovem em Ação no Tocantins.
Foto: Márcio Vieira