Etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica acontece em Porto Nacional

A competição é realizada na unidade do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) da cidade.

Compartilhe:


A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade prática é realizada, nesta sexta-feira e sábado, 13 e 14, na unidade de Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A competição reúne mais de 140 competidores de todo o estado, divididos em 46 equipes.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Os participantes serão agrupados em dois níveis: no primeiro, competem entre si estudantes do Ensino Fundamental, já o nível 2 é composto por competidores do Ensino Médio e Técnico.

A competição começou às 19h desta sexta-feira no Centro de Convenções “Comandante Vicentão”, com recepção e cadastramento dos competidores. O sábado é dedicado às competições. Os participantes serão desafiados a programar seus robôs para seguir um percurso, com obstáculos, em um tempo máximo de cinco minutos e cumprindo alguns desafios.

A equipe cujo robô conseguir percorrer todo o trajeto com menos penalidades garante vaga na etapa nacional, marcada para o período de 22 a 26 de outubro em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. De cada nível, sairá apenas uma equipe vencedora.

Spartron Robotica.cpp e Spartron Robotica.blok são as duas equipes representantes do IFTO fr Porto Nacional na olimpíada. A primeira é formada pelos estudantes Marcus Júnior e Gerson Luís (ambos do 3º ano de Informática), Euzilan Mateus (3º ano de Administração) e Tiago Balbino (2º ano de Administração).

Já a Spartron Robotica.bloc é composta por João Pedro e Rafael Sebastião, do 2º ano de Informática, Matheus Escobar, 3º ano de Informática, e Jéssica Melo, 1º ano de Administração. As duas equipes fazem parte do projeto Spartron Robotica, coordenado pelo professor Demis Carlos, que também conta com estudantes de cursos superiores e está em atividade desde 2017. Nesses dois anos de atividade, a Spartron Robotica já conquistou vários feitos e realizou diversas ações, incluindo palestras, apresentações de artigos e oferta de minicursos.

Olimpíada Brasileira de Robótica te o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.