Estudante fica em coma após ser mordido por cobra exótica no Distrito Federal

Ele foi mordido por uma naja que é altamente nociva ao ser humano e o soro precisou vir de São Paulo. Estudante está em coma desde terça (7).

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O estudante Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkuhl, de 22 anos, foi picado por uma cobra naja nesta terça-feira (7) em Brasília. O jovem foi levado ao Hospital Maria Auxiliadora e está em coma na Unidade de  Tratamento Intensivo (UTI). As informações são do Correio Braziliense.

Pedro Henrique é estudante de medicina veterinária e segue em coma. O soro antiofídico necessário para o tratamento do veneno, que é estocado pelo Instituto Butantan em São Paulo, chegou em Brasília durante a noite de terça-feira.

Segundo Carlos Eduardo Nóbrega, diretor de répteis, anfíbios e artrópodes do zoológico de Brasília, a naja é originária da Ásia e não tem postura agressiva. “Essa espécie só ataca quando se sente muito ameaçada. Porém, é muito nociva ao ser humano e pode levar à morte 1h depois da picada”, diz.

Carlos afirma que a naja se assemelha com a espécie brasileira coral verdadeira. Ele ressalta que é importante não trazer animais exóticos para o Brasil sem autorização dos órgãos ambientais. “Antes de trazer o animal, é necessário importar o soro. Caso contrário, a pessoa pode responder por crime ambiental”, diz. 

Estudante segue em coma – Foto: Divulgação

Sobre a cobra

O major Elias Costa do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) informou que a polícia ainda tenta falar com a família do estudante picado para tentar recolher o animal. “Queremos colocá-lo em um ambiente adequado e não pode ser solto no Distrito Federal”, diz.

O major ressalta a importância de não domesticar animais silvestres nem peçonhentos. “Caso alguém que não tenho o conhecimento necessário tentar manipular esses animais, o risco de acidentes é grande”, explica. 

Carlos Eduardo diz que, ao encontrar uma cobra, é necessário ter calma. “O primeiro passo é se afastar do animal e tentar desviar o caminho. Se não for possível, pegar um galho comprido e encostar na cobra fará com que ela se incomode e então saia do caminho.” 

*Com informações do Correio Braziliense