Em Palmas, secretaria decide aprovar todos os estudantes da rede municipal

Alunos vão passar por uma avaliação em 2021 e quem não for aprovado cumprirá um plano de recuperação.

Compartilhe

A Secretaria de Educação de Palmas determinou que todos os estudantes da rede municipal deverão ser matriculados no ano subsequente em 2021, em regime de progressão continuada. Na prática, os alunos serão aprovados mesmo sem completarem o ano letivo de 2020.

A portaria sobre a determinação foi publicada nesta quarta-feira (16). ,A medida não vale para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também não serão aprovados os estudantes considerados em situação de abandono.

A portaria afirma que a medida tem o objetivo de evitar o aumento da reprovação e do abandono escolar. Assim como reconhecer o esforço dos alunos e equipes escolares para garantir o processo de aprendizagem durante a pandemia.

O texto instituiu um regime de progressão continuada. Com isso, no início do ano letivo de 2021, as unidades escolares deverão realizar avaliação diagnóstica a fim de identificar aqueles estudantes que tenham progredido de série sem desenvolver as aprendizagens essenciais previstas.

Os responsáveis por esses alunos serão contatados para que os estudantes façam as atividades que deixaram de fazer em 2020 e tenham os “requisitos mínimos para dar continuidade aos estudos”.

Ainda segundo a portaria, as equipes escolares também deverão elaborar um plano de apoio à recuperação da aprendizagem para cada um dos estudantes que tenham sido aprovados sem desenvolver as competências necessárias.

Aulas presenciais

As aulas no município foram suspensas em março por causa da pandemia e o retorno está previsto para 2 de fevereiro de 2021. Inicialmente as escolas receberão 25% dos estudantes em sala por dia.

Durante a pandemia os estudantes da rede municipal receberam atividades por meio da ferramenta Palmas Home School, ou por retirada e devolução nas escolas, além de terem aulas exibidas pela televisão.