Em Palmas, Lei obriga tutores a limpar fezes de animais de estimação em parques e praças

Norma foi sancionada pela prefeita Cinthia Ribeiro e já está valendo cidade. Texto não diz como funcionará fiscalização e nem prevê punição a infratores.

Compartilhe:

Uma nova lei obriga os tutores a limparem as fezes dos animais de estimação, em parques, praças e outros espaços públicos de Palmas. A norma foi sancionada pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) na última sexta-feira (16) e já está em vigor.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O texto diz que os moradores da cidade ficam obrigados a realizar a limpeza e a remoção, bem como dar destino adequado às fezes geradas pelos pets.

A lei não especifica qual a punição que o dono do animal, que descumprir a medida, vai sofrer e como vai funcionar a fiscalização. Enquanto isso, o que vale nos locais públicos é a consciência.

O recolhimento das fezes durante o passeio com o animal é importante, não só para manter os espaços limpos, mas para evitar doenças.

“É muito importante quando a gente sai para passear com os nossos animaizinhos de estimação, que a gente esteja atento ao momento que eles fazem as necessidades para que a gente possa recolher logo em seguida as fezes deles porque elas podem transmitir doenças para nós humanos e outros animais”, explicou a veterinária Luana Durante.

*Com informações do G1