Em Gurupi: motorista vence campeonato ao roer 66 pequis em 15 minutos

Competição era uma das atrações do primeiro Festival do Pequi de Gurupi. Na parte gastronômica, um petit gateau do fruto foi o vencedor de uma das categorias.

Compartilhe:

O motorista Oscar Toledo foi o vencedor de um título muito disputado em Gurupi, sul do Tocantins. Ele é o maior roedor de pequi da cidade. O campeonato foi nesta sexta-feira (3) como parte do primeiro Festival do Pequi de Gurupi, que foi organizado pela Universidade Federal do Tocantins. Oscar conseguiu roer nada menos de 66 pequis em apenas 15 minutos.

Na final da disputa, havia tanto homens quando mulheres. A segunda colocada, Claudia Santos Abreu, roeu 65 pequis e o terceiro lugar ficou para Ernesto de Quadros Cunha, com 61 caroços completamente limpos na bandeja.

Assista o vídeo:

O objetivo do evento é valorizar a cultura local. “É matar a vontade, cara. Matar a vontade de comer o pequi aqui da nossa terra. A técnica é: pega qualquer um, come e aproveita. Foi isso que eu fiz.”, disse o vencedor.

Todos os participantes disseram que treinaram pesado durante a temporada do pequi pra estar em forma. O apresentador do torneio,  Beto Lobelto, o roedor de pequi mais conhecido da internet se surpreendeu com tanta dedicação dos competidores.

“Eu tô muito impressionado, porque foi o primeiro campeonato de roedores de pequi e teve muito sucesso. A galera abraçou mesmo. Foi muito emocionante, eles vieram preparados”.

A noite teve ainda música com artistas regionais, praça de alimentação e ainda premiação do Festival Gastronômico do Pequi. Na categoria das comidinhas, o prato campeão foi o Cuscuz do Cerrado, que é uma adaptação do cuscuz marroquino criada pela enfermeira Caroline Câmara.

Na categoria prato doce houve uma mistura inesperada. O confeiteiro William Gomes levou o primeiro lugar com um petit gateau feito com pequi. Já no quesito prato salgado a assistente social Ângela Maria de Morais inovou o tradicional risoto italiano, adicionando o pequi.

A UFT já anunciou que pretende fazer uma segunda edição do evento em 2022.

*Por G1