Edy Cesar | Wanderlândia, a terra das águas azuis

Compartilhe

O Tocantins é um lugar propício para a prática do ecoturismo. Banhado pela bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia, a região conta com centenas de rios, morros e serras, florestas e um cerrado rico em fauna e flora. Existem no estado grandes potenciais atrativos na área de turismo, alguns mais conhecidas do público nativo e nacional, tais como: Jalapão, Rio Azuis, Lagoa do Japonês, Lagoa da Confusão, Ilha do Bananal e Taquaruçu.

No entanto, um local ainda desconhecido, mas considerando sua estática e localização, poderia tranquilamente estar nesse rol de passeios “oficiais” do Tocantins, é o município de Wanderlândia, localizado a 420 quilometro de Palmas. A cidade é vizinha de Araguaína.

Em Wanderlândia existe um complexo de cachoeiras cristalinas com água pura e límpida, com acesso ao público em geral e enormes quedas d’água. Entre elas, destaco a Cachoeira do Tempero, distante 10 quilômetros da sede do município (cinco em estradas sem asfalto).

A Cachoeira do Tempero é de difícil acesso, pois está situado dentro de um vale cercado por plantações de eucalipto, o que fez o terreno ficar ainda mais arenoso. Ao todo são cerca de quatro mil metros de trilha pesada, entre subidas e descidas de morros e pedras soltas. Para chegar até o local é necessário a utilização de corda para fazer a última decida até o local. O esforço total, é de 50 minutos de caminhada dura e cansativa, mas que no final vale a pela.

A chegada até o Tempero é visualmente explosiva, um paredão de 180 º de rochas porosas e vermelhas, com mais de 50 metros de altura, fazem o cerceamento da queda d’água. A água é de um azul vibrante que lembra a intensidade do mar mediterrâneo grego.

Sua águas tem uma temperatura amena e as as sombras que o paredão faz, garante ao lugar sombra e água fresca durante todo o dia.

Um pena que parte do ano as águas da Cachoeira deixam de cair caudalosamente, motivado pela estiagem, no entanto mesmo durante o mês mais seco do ano, o líquido da vida continua minando milagrosamente entre as rochas porosas. Enfim, apesar de árduo o acesso, vale a pena cada segundo passado junto a a esse atrativo de Wanderlândia.

Confira mais fotos 

IMG_1627
IMG_1637
IMG_1686
IMG_1694

| Recomendado