O edital para concessão de materiais e equipamentos de insumos para projetos de pesquisa com apicultura e meliponicultura será lançado nessa quinta-feira (12), , em Palmas. A iniciativa é Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT). A cerimônia acontece a partir das 8h, no auditório do palácio Araguaia
O edital, no no valor de R$ 17.655,90, tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do mel e de seus derivados para que professores e pesquisadores, vinculados a Instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas com sede no Tocantins, possam aprofundar suas pesquisas.
Segundo a Seagro, serão selecionadas até seis propostas e as matérias e equipamentos serão divididos conforme demanda por atividade específica apresentada por cada instituição, sendo três para apicultura e três para meliponicultura. O prazo de vigência da execução do projeto será de até 36 meses.
Conforme a diretora de Pecuária da Seagro Érika Jardim, afirma que esse edital será uma importante ferramenta para o desenvolvimento da apicultura e meliponicultura. “Esses materiais e equipamentos servirão para implantar apiários e meliponários didáticos, com o objetivo de fomentar a pesquisa, o ensino e a extensão rural no Estado do Tocantins”.
O lançamento acontece no período da manhã, durante o 1º Seminário do Plano Estratégico do Tocantins Livre de Febre Aftosa sem Vacinação e 1º Fórum de Pecuária Sustentável do Tocantins, que ocorre no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.
Foto: Joatan Silva