Duas mortes e nove notificações de pessoas com suspeita de febre amarela são investigadas no TO

Compartilhe:

No Tocantins, duas mortes e nove notificações de pessoas com suspeita de febre amarela são investigadas, desde dezembro do ano passado. Os dados estão no relatório de monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado nesta segunda-feira (14).

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Conforme o relatório, quatro mortes foram notificadas com suspeita da doença em todo o estado, sendo uma em Palmas e outra em Araguatins, que já foram descartadas. Outros dois óbitos ainda seguem seguem em investigação em Tocantínia.

No período de monitoramento, também foram notificados 20 casos suspeitos da doença. Onze já foram descartados e nove são investigados, sendo dois em Palmas, dois em Tocantínia, um em Porto Nacional, um em Araguatins,  um em Peixe, um em Ponte Alta do Bom Jesus e um em Paraíso do Tocantins.

Em macacos
Segundo dados da Secretaria do Estado da Saúde, até a semana passada 36 casos suspeitos da doença em macacos foram registradas no estado. Destes, cinco casos seguiam em investigação. A febre amarela em macacos foi confirmada em Palmas e Porto Nacional.

Vacinação
O município informa que não há motivo para pânico da população e correria aos centros de saúde, pois o estado faz parte da área de recomendação da vacina e por isso a maioria das pessoas está imunizada.

A recomendação é que a população mantenha-se tranquila em relação à febre amarela, pois em Palmas a vacinação é contínua e disponibilizada na rede municipal durante o ano inteiro..

Cerca de 63,97% da população do estado já recebeu a vacina. Além disso, o esquema de vacinação atual é de dose única. Portanto, quem tiver o registro de pelo menos uma dose da vacina está imunizado e não precisa de outra dose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *