Desaparecimento de indígena na ilha do Bananal mobiliza helicóptero da SSP

Tekuwala Karajá, de 26 anos, ficou três dias perdido até ser resgatado pela equipe do Ciopaer. Ele se perdeu ao tentar voltar andando de uma aldeia vizinha.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Um indígena da etnia Karajá precisou ser resgatado pelo um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública nesta segunda-feira (29) após se perder na mata da ilha do Bananal, no sudoeste do Tocantins. Tekuwala Karajá tem 26 anos e mora na aldeia Santa Izabel. Ele tinha ido a uma festividade em uma aldeia vizinha na última sexta-feira (26) e acabou se perdendo ao tentar retornar para casa a pé.

Segundo familiares, o indígena tinha ido até a celebração junto com um amigo. Na volta, a motocicleta dos dois teve problemas e por isso o amigo foi procurar ajuda. Tekuwala Karajá não quis esperar no local e tentou voltar andando, mas acabou se perdendo.

indio perdido
Tekuwala (camisa amarela) ao lado do cacique Izac Karajá da Aldeia Fontoura, que participou das buscas – Foto: Divulgação/SSP

As buscas foram realizadas por terra e também pelo ar. O Corpo de Bombeiros fazia uma varredura na mata. Segundo o diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), major Gustavo Bolentini, o helicóptero foi acionado no domingo (28).

O local onde o rapaz foi encontrado foi indicado pela própria comunidade indígena, já que eles sabiam que na região havia uma espécie de abrigo. Tekuwala Karajá estava debilitado, o Ciopaer se ofereceu para levá-lo até uma Unidade de Saúde, mas o cacique da aldeia preferiu que o rapaz permanecesse no local e fosse assistido pela própria família.