Defesa Civil emite alerta para moradores de seis cidades do TO após elevação de vazão na Usina de Lajeado

Aumento de volume de água na usina hidrelétrica pode causar alagamentos e a recomendação é que ribeirinhos e moradores de áreas de risco saiam de casa.

Compartilhe:

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros emitiram alerta laranja nesta segunda-feira (10) para seis municípios do Tocantins. Segundo os órgãos, o alerta é decorrente da elevação da vazão da Usina Hidrelétrica de Lajeado que deve atingir um aumento acima do maior pico já registrado. O volume de água pode gerar alagamentos e a recomendação é que famílias em áreas de risco saiam de casa.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O alerta vale para as seguintes cidades:

  • Lajeado
  • Miracema do Tocantins
  • Rio dos Bois
  • Pedro Afonso
  • Itapiratins
  • Palmeirante

Os órgãos informaram que a vazão poderá chegar a 18.500 m³/s. Esse será o maior pico registrado até o momento. No dia 29 de dezembro de 2021 o volume marcou 17.155m³/s. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) está acompanhando a situação

“A Defesa Civil recomenda que a população que se encontra em risco iminente e ribeirinhos que estejam em áreas rurais ou próximo ao Rio Providência que desocupem a área”

informou o órgão.

O órgão disse ainda que a Investco, empresa que administra a UHE, está realizando o monitoramento em toda a extensão do lago e rio Tocantins. “A empresa comunicou que parte desta vazão a UHE Lajeado irá reter, porém a outra parte da água terá que descer, o que estima em uma vazão aproximada de 18.500 m³/s”, informou o governo.

Em caso de urgência ou para informar sobre ocorrências ou situações de perido, o morador pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

*Por G1