>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A Prefeitura de Araguaína informou, nesta terça-feira (21), a confirmação de novos pacientes que testaram positivo para coronavírus no município. No entanto, apenas um deles será contabilizado como caso na cidade já que o outro é morador de outro estado.
O paciente que é morador de Araguaína trata-se de um técnico de telecomunicações de 24 anos que está em isolamento domiciliar. O outro paciente é de um caminhoneiro de 43 anos que será notificado em Santa Helena (GO), onde ele mora.
O caminhoneiro estava de passagem pela cidade quando começou a se sentir mal. De acordo com a prefeitura, ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nessa segunda apresentando febre, tosse, mialgia, congestão nasal e falta de ar, quando realizou o teste rápido para a doença.
O homem foi encaminhado para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e, após ter piora dos sintomas, foi transferido para o Hospital Regional de Araguaína (HRA) onde segue internado.
O procedimento de registrar o caso na cidade de origem do paciente é padrão para estes casos e segue o protocolo indicado pelo Ministério da Saúde.
Já o jovem morador de Araguaína deu entrada na UPA nesse domingo (19) apresentando febre, tosse, dor de cabeça e contou que fez várias viagens ao Pará. No atendimento, foi coletada uma amostra de mucosa do paciente e enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), que deu diagnóstico positivo. Ele está na própria casa.
Os outros cinco pacientes que tinham sido diagnosticados na cidade já receberam alta. Com a confirmação de Araguaína, o total de pacientes com diagnóstico de Covid-19 no Tocantins chega a 36. Até o momento, duas pessoas morreram no estado.