Comunidade do Prata realiza a 4ª Festa da Rapadura

Compartilhe:

Com o tema Cultura Quilombola no Contexto Econômico e Social, a comunidade  do povoado do Prata realiza a 4ª edição da Festa da Rapadura. O evento visa valorizar os principais elementos que envolvem a cultura dos moradores da comunidade remanescente de quilombo, localizada no município de São Félix do Tocantins, no Jalapão.  O início é nesta sexta-feira (14) e segue até sábado (15).

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Na programação, estão previstas diversas atividades que possibilitam interação e conhecimento aos visitantes, como a demonstração da moagem da cana-de-açúcar e da produção de rapadura, rodas de conversa, bem como o roteiro de base comunitária. No local, um espaço é destinado à venda de artesanatos, alimentos e, em especial, a rapadura produzida pela comunidade.

Nas noites culturais, haverá apresentações de artistas do Povoado do Prata e de comunidades vizinhas, desfile da garota e do garoto quilombola, teatro, entre outras atividades culturais.

A Festa da Rapadura tem o propósito de fortalecer a comunidade e valorizar os artistas, ampliando a presença do turista que visita o Jalapão às comunidades locais, o que gera mais renda por meio da comercialização dos produtos.

Na Comunidade do Prata a fabricação da rapadura tem destaque, cujo processo é realizado de forma tradicional, a exemplo da moagem da cana em engenhos típicos de madeira e uso de tração animal.

Promoção

O evento é realizado pela Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais do Povoado do Prata e conta com diversos parceiros.

 

 

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *