Chacareiro multado em R$ 1 mil por colocar fogo em lixo e chamas se espalharem por pasto

Caso aconteceu e Palmas. Segundo vizinhos, o fogo destruiu cerca de um hectare antes de ser controlado.

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A Guarda Metropolitana de Palmas multou um chacareiro que mora na região do Vale do Mutum, em Taquaruçu, neste domingo (26). Segundo denúncias de vizinho, ele causou uma queimada que destruiu cerca de um hectare de pastagens.

Segundo a Guarda, uma equipe foi até a propriedade e constatou que o homem tentou queimar lixo dentro da própria chácara. O fogo se espalhou com o vento e acabou atingindo o pasto. Por sorte, não haviam animais no local no momento do incêndio.

As chamas foram controladas pelo próprio chacareiro, com ajuda da esposa e dos filhos. Ele foi multado porque um decreto federal prevê que quem coloca fogo em áreas agrícolas ou pastoris deve ser multado em R$ 1 mil por hectare ou fração devastado.

Também está em vigor uma portaria do Governo do Tocantins que suspende as queimas controladas até novembro no estado. Mesmo os produtores rurais que possuem a autorização para realizar a queima, não poderão fazê-la até o dia 13 de novembro.

Este ano o cronograma de ações preventivas foi antecipado para evitar uma situação como a de 2019, quando foi necessário ajuda do Exército, da Marinha e até de aeronaves de países estrangeiros para controlar as queimadas. Desde o início do ano, o Tocantins registra 3.172 focos de queimadas, sendo que 1.054 foram apenas no mês de julho.

O total no estado até o momento é 19% menor que o registrado no mesmo período de 2019. Naquele ano, até o dia 26 de julho, foram registrados 3.942 focos.