Cânion Sussuapara: Uma fenda cercada de natureza nativa e lendas

Compartilhe:

O Cânion Sussuapara fica aproximadamente a 15 km de Ponte Alta do Tocantins, cidade utilizada como base para os passeios no Jalapão. É composto por paredões de rocha com 15 metros de altura que se abrem para dar passagem à pequena cascata.  Com paredes úmidas, água escorrem pelas raízes, e plantas, principalmente samambaias e musgos, dão um ar de natureza nativa ao lugar. Além de encantador, o local também é conhecido por realizar desejos, sim desejos!

Diz a lenda, que lá habitam espíritos da mata que realizam desejos a quem desce até suas águas. A pedras brancas seriam os pedidos vazios a espera para serem preenchidas com desejos. Elas são encontradas no chão, onde ficam recebendo energia da terra. Quando encontradas, devem ser levadas ao coração para fazer um pedido. Depois é só colocar a pedra no paredão e esperar. Nesse intervalo vale a pena relaxar debaixo da queda d´água, e ter pensamento positivo, por que não?

O cânion já foi coberto pela água no passado, e segundo os moradores o lago era bem fundo, mas com o tempo a areia trazida pelo rio foi aterrando o lugar. O nome do lugar faz referência ao suçuapara (com ‘ç’ por ser uma palavra indígena), também conhecidos como veados-galheiros, que eram comum no local.

Quando ir | O Cânion Sussuapara pode ser visitado o ano todo, mas o melhor período é de maio a outubro, sendo que os meses mais interessantes são de junho a setembro.

Como chegar | Ponte Alta do Tocantins fica a 90 quilômetros de Porto Nacional. De carro, a viagem é feita pela rodovia TO-130. Ônibus e vans fazem o trajeto com frequência e da cidade é possível tomar um táxi até o Cânion Sussuapara. Da estrada ao cânion é uma caminhada de cerca de 100 metros.

 

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *