Um caminhão carregado de cerveja e refrigerante foi saqueado após tombar às margens da BR-316, em Codó, no Maranhão, na tarde de quinta-feira (30). Segundo a Polícia Militar, o motorista, de 33 anos, pode ter perdido o controle do veículo devido à falta de atenção ou por ter dormido ao volante.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Imagens gravadas por testemunhas mostram diversas pessoas saqueando a carga, recolhendo as bebidas e guardando em sacolas e caixas. O fluxo intenso de curiosos e saqueadores causou congestionamento na rodovia, já que muitos motoristas pararam seus veículos na pista para participar da ação.
A Polícia Militar foi acionada para conter a situação e tentar impedir que a carga continuasse sendo levada. Apesar da movimentação, não houve registro de feridos graves, e o motorista foi socorrido sem lesões significativas. Ele está bem.
- Caso Bruno Calaça: ex-PM acusado de matar médico é condenado a mais de 23 anos de prisão
- Adolescente suspeito de envolvimento em suposto assalto a PM é morto em confronto com a polícia no MA
Acidente em curva perigosa
O acidente ocorreu em um trecho conhecido por ter uma curva acentuada, onde já foram registradas outras ocorrências semelhantes. Apesar do tombamento, nenhum outro veículo foi atingido.
Saque de carga é crime
O saque de mercadorias em acidentes é considerado crime de furto, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro (CPB).
“É crime apropriar-se de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza. Pena: detenção de um mês a um ano, ou multa.”
Mesmo assim, quem devolver o material em até 15 dias após o ocorrido pode não responder criminalmente. No entanto, o simples ato de se apropriar da carga é passível de responsabilização penal.
A Polícia Civil informou que irá investigar o caso e tentar identificar os responsáveis pelo saque. Todos os envolvidos, mesmo que identificados de forma parcial, podem responder criminalmente.