Brasil registra 1.382 novas mortes e 12.383 novos casos em 24 horas, segundo Ministério da Saúde

Governo federal adotou novo formato de divulgação, o que gerou críticas de autoridades, secretários de Saúde e especialistas.

Compartilhe:

 

O Ministério da Saúde divulgou neste domingo (7) seu mais recente balanço de casos confirmados e mortes por Covid-19.

São estes os dados em destaque:

  • 1.382 registros de mortes em 24 horas (com o acréscimo, vai a 37.312 o total de óbitos, que era de 35.930 no sábado)
  • 12.581 casos em 24 horas (com o acréscimo, vai a 685.427 o total de casos confirmados, que era de 672.846 no sábado)
  • O número de pacientes recuperados em 24 horas ainda não foi divulgado

Na sexta e no sábado, o governo divulgou apenas novos casos. Neste domingo, divulgou o total de casos e mortes.

Ainda não é possível saber onde há a diferença dos dados divulgados pelo Ministério da Saúde em relação ao número das secretarias, porque o ministério não detalhou os casos por estados.

O Ministério da Saúde informou neste domingo que está finalizando a mudança na divulgação de dados, a ser lançada nos próximos dias. O órgão diz que oferecerá gráficos de evolução diária dos novos registros –não fica claro se voltará a divulgar o total de casos e de mortes.

Mudança e dados ausentes

No novo formato de balanço adotado nesta sexta, o ministério mudou a forma de divulgação dos indicadores, deixando de apresentar alguns dados consolidados.

No sábado, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que o governo passou a adotar uma nova sistemática para prestar informações sobre o coronavírus. “As rotinas e fluxos estão sendo adequados para garantir a melhor extração dos dados diários, o que implica em aguardar os relatórios estaduais e checagem de dados. Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão”, informou o presidente.

Uma das mudanças é que o boletim diário do ministério, divulgado nesta sexta, trazia apenas o número de recuperados, novos casos e mortes registrados nas últimas 24h. Antes, o quadro apresentava também os números totais, registrados desde o início da pandemia.

Outra alteração é que o boletim passou a ser divulgado pelo ministério por volta das 22h. Inicialmente, essa divulgação ocorria às 17h – depois, passou para 19h.

A divulgação às 22h começou nos últimos dias sem que o Ministério da Saúde desse uma justificativa para o atraso.

Além disso, o portal do governo federal que traz os números da pandemia no Brasil saiu do ar na noite desta sexta. Ao ser acessada, a página apresentava apenas a mensagem “Portal em Manutenção.” Ela voltou por volta das 17h deste sábado.

No entanto, o portal retornou reformulado e com dados ínfimos, se comparado à versão anterior. Não há, por exemplo, informações detalhadas sobre cada estado – nem o total acumulado de contágios e de mortes. Ou seja, ficou igual ao boletim que o ministério passou a divulgar.

A nova configuração também não permite baixar um arquivo com as bases de dados, opção que existia anteriormente.

O novo boletim enviado:

  • Não informa os números totais de mortes e casos, seja nacional ou por estados
  • Não informa o número de mortes em investigação
  • Não informa o número de mortes ocorridas nos últimos 3 dias
  • Não informa o total de pacientes recuperados ou em acompanhamento
  • Não apresenta sinal de tendência para o número de mortes ou de casos
  • Deixou de ser divulgado por volta das 19h como era costume, e foi apresentado pouco antes das 22h pelo terceiro dia consecutivo

Por G1