Um avião com 62 pessoas a bordo, incluindo 58 passageiros e quatro tripulantes, caiu no quintal de uma casa em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). As pessoas que estavam na aeronave não sobreviveram.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Moradores locais registraram o momento da queda em vídeos. Assista:
Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo e proprietária da aeronave, o avião envolvido no acidente era um modelo ATR-72, que havia decolado de Cascavel (PR) às 11h58, com destino a Guarulhos (SP).
- Médicas, casal de idosos, professores, jovem piloto: Conheça as vítimas da queda do avião em SP
- Médica muda passagem de voo após pedido do pai e não embarca em avião que caiu em Vinhedo
“A Voepass acionou todos os recursos para apoiar os envolvidos. Ainda não temos confirmação sobre as circunstâncias do acidente”, declarou a companhia.
Até o momento, não há informações oficiais sobre a causa do acidente. A companhia aérea destacou em nota que a aeronave estava em condições adequadas para voar e não apresentava restrições.
A Prefeitura de Vinhedo confirmou que não houve sobreviventes. O governo de São Paulo informou que enviou reforços ao local e montou um posto de comando avançado para apoiar as equipes de resgate.
“A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e a Polícia Militar estão mobilizadas para o resgate das vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e responsáveis pelo recolhimento dos corpos também foram encaminhados para reforçar as operações”, afirmou o governo de SP.
O secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, informou que a aeronave caiu próxima a uma residência ocupada, mas felizmente, nenhuma pessoa em solo foi ferida.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e declarou que irá monitorar o atendimento prestado às vítimas e seus familiares pela companhia aérea, além de adotar as medidas necessárias para investigar a situação da aeronave e da tripulação.
- Mulher que fingia ter câncer para pedir doações teria usado dinheiro para levar vida de luxo
- PM mata amante da companheira, faz videochamada para ela e confessa o assassinato
A Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar o acidente e montou um “gabinete de crise” na casa de um morador do condomínio onde ocorreu a tragédia.
A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), localizado em São Paulo, já estão a caminho para realizar a “Ação Inicial da ocorrência”.
A Polícia Militar recebeu o chamado às 13h28 na rua João Edueta, próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local. A Prefeitura de Vinhedo informou que o avião caiu no condomínio residencial Recanto Florido.
Hospitais em Vinhedo e na cidade vizinha, Valinhos (SP), estão sendo mobilizados para receber possíveis feridos. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar estão no local atendendo a ocorrência.