Araneísmo: entenda o que são os incidentes com aranhas e quais são as espécies mais perigosas

Três gêneros de aranhas são classificadas de importância em saúde pública. Cantor de forró do Tocantins morreu após ser picado por aranha e rosto começar a escurecer.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O cantor de forró tocantinense, Darlyn Morais, com 28 anos de idade, morreu após sofrer uma picada de aranha que levou seu rosto a escurecer, como relatado por sua família. Ele começou a apresentar reações alérgicas na semana passada e veio a óbito nesta segunda-feira (6).

Há suspeitas de que a picada tenha ocorrido em sua própria residência. A enteada do cantor, de 18 anos, também foi picada e começou a apresentar os sintomas em um dos pés. Ela foi internada e também deve ser transferida para o HGP. O estado de saúde é estável.

Foto: Divulgação

Os casos envolvendo aranhas, também conhecidos como araneísmo, ocorrem quando o veneno é injetado através das presas localizadas na parte frontal do animal. Assim como os escorpiões, as aranhas pertencem à classe dos aracnídeos.

No Brasil, de acordo com informações do Ministério da Saúde, as aranhas de importância em saúde pública são classificadas em três gêneros: Loxosceles, Phoneutria e Latrodectus.

Aqui estão as características e os sintomas associados a cada um deles:

Loxosceles

Também conhecidas como aranhas-marrom ou aranhas-violino. Elas não são tipicamente agressivas e costumam picar quando se sentem pressionadas. Possuem cerca de 1 cm de corpo e podem atingir até 3 cm de comprimento total. São criaturas noturnas que constroem teias irregulares e tendem a se esconder em locais com pouca luz e movimento, como telhas, tijolos e móveis.

Sintomas: A picada frequentemente passa despercebida, mas os sintomas podem surgir de duas formas: dor leve na pele, com manchas pálidas e roxas ou possíveis bolhas e feridas com sangramento, acompanhadas de febre, mal-estar, fraqueza, enjoo, vômitos e dores musculares. Em casos graves, podem ocorrer complicações como destruição de glóbulos vermelhos no sangue, lesão renal aguda, anemia, icterícia e presença de sangue na urina. Anormalidades na coagulação sanguínea são raras, mas podem acontecer.

Phoneutria

Também conhecidas como aranhas-armadeira ou macacas. São conhecidas por sua agressividade e podem saltar até 40 cm em situações de defesa. O corpo delas pode alcançar os 4 cm, com uma envergadura de cerca de 15 cm. São predadoras noturnas e podem ser encontradas em locais como troncos, palmeiras e entre folhas de bananeira.

Sintomas: A dor imediata, frequentemente intensa, é o sintoma mais comum. Essa dor pode se espalhar pela área afetada. Outros sintomas incluem inchaço, vermelhidão, sensações anormais e suor na região da picada, onde podem ser vistas duas marcas de mordida.

Latrodectus

São conhecidas como aranhas viúva-negra. Elas não costumam ser agressivas, e as fêmeas podem atingir cerca de 2 cm, enquanto os machos são menores, com 2-3 mm de tamanho. Essas aranhas são noturnas e vivem em grupos, criando teias irregulares em arbustos, gramíneas e cascas de coco.

Sintomas: Os sintomas comuns incluem dor na região da picada, suor excessivo e distúrbios cardíacos. Além disso, tremores, ansiedade, insônia, dor de cabeça, coceira, vermelhidão no rosto e pescoço são sintomas frequentes. Em casos graves, podem ocorrer distúrbios comportamentais e choque. Em cerca de 5% dos casos, o rosto do paciente pode ficar rígido com mandíbulas trancadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, embora outros acidentes causados por aranhas sejam comuns, eles geralmente não representam uma ameaça significativa à saúde pública, incluindo as aranhas que vivem próximas às residências, como as caranguejeiras e as aranhas de jardim.

No Brasil, soros antipeçonhentos são produzidos em alguns estados e distribuídos gratuitamente para vítimas de picadas venenosas pelo Ministério da Saúde por meio dos serviços de saúde.

>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp.

Amigos publicam homenagens a cantor

Amigos e familiares fazem homenagem do cantor de forró, Darlyn Morais, que morreu após ser picado por aranha e ter reações alérgicas. As homenagens foram publicadas nas redes sociais. Nos vídeos, amigos mostram trechos de apresentações do cantor: “É assim que sempre vamos lembrar de você, cantando com alegria”.

O cantor de 28 anos, morreu nesta segunda-feira (6). A suspeita é de que a picada tenha acontecido na casa da família, em Miranorte do Tocantins. Nos vídeos compartilhados nas redes sociais, amigos escreveram que “a classe artística, amigos e entes queridos estão em luto”, “você sempre será lembrado pelo seu talento”.