>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Foi por meio de uma denúncia ao sistema de Ouvidoria Geral do Estado que os fiscais chegaram ao matadouro que praticava abate irregular de animais. A ação aconteceu na manha desta quarta-feira (19) e carga foi destruída pelo SIM no aterro sanitário de Lajeado.
De acordo com o inspetor de Defesa Agropecuária da SIE, Ricardo Matarazzo, o estabelecimento possui uma autorização provisória expedida pelo SIM de Lajeado para abate de animais, porém, quando a equipe chegou ao local, os animais já tinham sido abatidos sem a presença do serviço oficial de inspeção local, conforme exige a legislação. “Como o proprietário apresentou a autorização do registro, comunicamos ao responsável pelo SIM de Lajeado que se deslocou até o local e constatou as irregularidades assumindo a apreensão e a destruição das carcaças”, relatou o inspetor.
No matadouro, foram encontradas carne e vísceras dos animais expostas ao chão, o piso totalmente sujo, couros em carroças dentro do local de abate, além da falta de cuidado com o bem-estar animal com utilização de marretas para o abate.
Um termo de notificação foi emitido, junto com orientações ao proprietário sobre as normas legais para a atividade. A ação contou com o apoio dos fiscais da barreira volante da regional de Palmas.