Após mais de 3 meses do início da vacinação contra a Covid, Tocantins tem apenas 10% da população vacinada com a 1ª dose

Estado já recebeu 351.850 doses do Ministério da Saúde. Até agora, somente 73.678 pessoas receberam as duas doses, que garantem imunização.

Compartilhe:

Mais de três meses após o início da campanha de imunização contra a Covid-19, o Tocantins vacinou apenas 10,50% da população com a primeira dose. Segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde, até esta terça-feira (27) 238.846 doses foram aplicadas. Do total, 165.168 pessoas foram vacinadas, mas só 73.678 já receberam duas aplicações necessárias para garantir a imunização completa.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo o vacinômetro, página que atualiza as informações sobre a imunização, o estado já recebeu do Ministério da Saúde 351.850 doses da CoronaVac e AstraZeca. O governo afirma que 316.294 frascos foram distribuídos aos 139 municípios.

A distribuição das doses é responsabilidade do Governo do Tocantins, mas cabe aos municípios organizar campanhas de vacinação para alcançar as pessoas que estão em grupos prioritários. Cada cidade deve publicar informações sobre o número de doses aplicadas e quantas ainda estão armazenadas para uso.

Até esta segunda-feira (26) o Tocantins era o quarto estado com menor índice de imunização, ficando atrás apenas de Amapá (9,67%), Rondônia (9,87) e Acre (9,93%). 

Apesar da taxa no estado estar entre as menores do Brasil, o secretário de saúde do Tocantins Edgar Tollini considera o número significativo “levando em consideração o processo de distribuição dos imunizantes, por parte do Ministério da Saúde e as particularidades dos municípios tocantinenses, no que tange às logísticas e as dificuldades apresentadas em algumas regiões”.

Por G1