Altas temperaturas são registradas em Porto Nacional e chuvas podem demorar mais ainda

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

No último final de semana, um dos mais quentes registrado nos últimos anos, o medidor de temperatura que fica na orla da cidade de Porto Nacional chegou a marcar 43º. O calor ao extremo, que não tem sido surpresa para os portuenses, parece continuar nos próximos dias.

De acordo com as previsões Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (CPTEC/INPE), a temperatura na cidade deverá ficar acima dos 40°, nos próximos sete dias, podendo chegar a 43º no domingo (29).

Atraso no período chuvoso

Apesar das chuvas pontuais que vêm caindo em todo o estado ao longo dos últimos 15 dias, a climatologia para o trimestre de outubro, novembro e dezembro sugere que o volume para esse ano seja abaixo do esperado em uma comparação média com os últimos 30 anos. A baixa expectativa no volume de chuvas afeta principalmente a produção agrícola, como o plantio da soja e do milho safrinha, que pode ser prejudicado.

As informações são do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O professor e meteorologista do , José Luiz Cabral, explica que no Tocantins “cada ano é diferente em termos pluviométricos (chuvas), quanto em termos térmicos (temperatura). Não existem anos iguais”.  O pesquisador ainda ressalta que, na nossa história climática, o início do período chuvoso realmente varia, mais tarde ou mais cedo, mas sempre em média a partir da segunda quinzena de outubro.

O meteorologista destaca que ainda que, no Tocantins, a estiagem prolongada afeta principalmente a região Sudeste, devido à seca dos rios. As chuvas foram poucas ou nenhuma na região nos últimos dias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *