>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Em Palmas, está cada vez mais comum crimes de furtos em carros após o uso de um dispositivo eletrônico. Conforme Polícia Civil, com o equipamento, os ladrões impedem o bloqueio dos carros e com eles destravados e o motorista longe, os criminosos entram nos veículos e levam os bens que encontrarem.
O golpe é conhecido como Chapolim. Em novembro, um homem de 57 anos foi preso no estacionamento de um hospital particular da capital suspeito de tentar furtar objetos de dentro de carros. Com ele a polícia encontrou um dispositivo utilizado para impedir travamento dos veículos.
Uma das vítimas foi o engenheiro ambiental Akley Rodrigues. Segundo ele, mesmo usando o controle de bloqueio do carro, no Parque Cesamar, o crime aconteceu.
“Quando acionei o alarme eu saí, os flanelinhas ficaram vigiando o carro, quando eu voltei o carro estava fechado normalmente. Quando eu abri, senti falta dos pertences”, disse o engenheiro.
Por conta do furto, Akley vai passar o fim de ano sem os documentos pessoais. “Tinha uma bolsa da minha mãe, carteira com os documentos pessoais, do veículo”, disse. Ele conta ainda que por pouco não teve o carro furtado. “A chave reserva estava dentro do carro. Tive a sorte de eles não levarem o carro também”.
No mês de novembro, a administradora Eliana Pereira foi vítima do golpe. “Só percebi que a bolsa não estava no carro quando eu deixei minhas amigas em casa”, disse.
Segundo o perito criminal Cleudson Araújo, o aparelho usado pelos criminosos impede que as portas sejam trancadas. Por isso, antes de sair, é importante verificar se o veículo está travado. “Nesse momento que ele aciona o alarme, o outro cidadão já se encontra com o equipamento acionado”, afirmou.
*Com informações do G1